sábado, 30 de outubro de 2010

Love vs Passione

Por que paixão não é amor?

1. Porque apaixonar-se não é um ato de vontade ou uma escolha consciente. Não importa o quanto desejamos alguma coisa não conseguimos apaixonar por vontade. No entanto mesmo que não estejamos buscando essa experiência ela pode simplesmente acontecer em nossa vida. Muitas vezes nos apaixonamos no momento errado e pela pessoa errada.
2. Porque a paixão não visa a crescimento pessoal, muito menos o da pessoa amada. A idéia central por traz da paixão é a crença de que já chegamos ao ápice da felicidade amorosa e o nosso único desejo é continuar lá.
Se a paixão não é amor o que é?
Segundo Dr. Peck a Paixão é: “Um componente instintivo e geneticamente determinado do comportamento de acasalamento” Em outras palavras a paixão seria uma reação do ser humano a um conjunto de configurações sexuais internas gerando um grupo de comportamentos visando a perpetuação da espécie. Bom, podemos não concordar com uma explicação tão evolucionista como essa, mas não podemos negar que a paixão não esta muito ligada a razão humana.
Tenho notado que a necessidade emocional básica do ser humano não é se apaixonar, mas ser verdadeiramente amado(a) pelo outro; é conhecer o amor que cresce nos pilares da razão e da escolha, não do instinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário